To our foreign visitors: Our site is in Portuguese. If you have any difficulty ordering, please contact us and we will help in everything we can.
  Blog

Alberto Pimenta, o poeta que leva os bois a visitar o Presidente, entrevista DN (17 Agosto, 2019)

Escrito em 17 de Ago. de 2019

Alberto Pimenta, o poeta que leva os bois a visitar o Presidente, entrevista DN (17 Agosto, 2019)

«Embora todos os livros tenham mudanças de estilo e de tema bastante fortes, porque para mim é impossível ficar só na análise factual e não entrar no tempo e nas circunstâncias que me levam a criar outros temas e estilos, todos os livros trazem uma mudança. Este traz uma muito maior, talvez seja de facto a definitiva, porque estes livros são só a passagem do tempo de uma ponta à outra e de várias maneiras e circunstâncias, em várias atitudes ridículas ou num trágico nunca acentuado. Zombo porquê? Está logo na perífrase inicial: "A existência deste universo é mesmo esse enigma do tempo o tempo que vai desgastando corroendo e eu zombo apesar de o reconhecer cheguei àquele ponto em que acabou, não entro em mais jogo nenhum." Não sei, estou a dizer isto e às vezes posso ser surpreendido. Mas a disposição não é essa.

[...]

A poesia distingue-se da prosa, acho, por duas ou três razões, mas há uma razão muito mais importante: os discursos organizados não são poesia, a ciência, a filosofia, a religião ou o discurso jurídico querem todos chegar à verdade por processos diferentes. A poesia nunca quer chegar à verdade, parece que tem consciência do enigma de fora e de dentro e fica a elaborá-lo e a ver até onde as palavras juntas umas às outras podem dar a perceber que o enigma foi compreendido. O enigma está sempre à espera da certeza, seja qual for.»

https://www.dn.pt/edicao-do-dia/17-ago-2019/interior/alberto-pimenta-o-poeta-que-leva-os-bois-a-visitar-o-presidente

Alberto Pimenta, em entrevista conduzida por João Céu e Silva, publicada no Diário de Notícias de 17 de Agosto de 2019.


×